Joaquin Sorolla em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga

48

A primeira grande exposição, em Portugal, do pintor espanhol Joaquín Sorolla y Bastida (1863-1923), considerado um “mestre da luz intensa”, é hoje inaugurada, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, com 118 obras.

“Terra Adentro – A Espanha de Joaquín Sorolla” é o título desta mostra de “um pintor extraordinário, mas pouco conhecido em Portugal, e que o MNAA sempre desejou expor”, sublinhou o diretor do museu, António Filipe Pimentel, na visita guiada aos jornalistas realizada na quarta-feira.

Nas obras que fazem parte da mostra do artista nascido em Valência, – quase na totalidade provenientes do Museu Sorolla, em Madrid, com mais três de coleções particulares de Espanha – predominam as paisagens que gostava de pintar ao ar livre, durante as viagens que realizou em Espanha, na viragem do século XIX para o século XX.

A exposição é inaugurada hoje, às 18:30, e abre ao público na sexta-feira, ficando patente até 31 de março de 2019.

A exposição é organizada mediante um convénio estabelecido entre a Direção-Geral do Património Cultural, o Ministério de Cultura e Desporto, de Espanha, e a Fundação Museu Sorolla.

Fonte: RTP