Câmara de Santarém aprova Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município

O Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município de Santarém, apresentado no dia 3 de dezembro em sessão de Reunião de Câmara, foi aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal.

Este Plano, elaborado pela THC – Tourism & Hospitality Consulting, Lda, numa parceria com o Município de Santarém e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um instrumento de apoio à definição das linhas orientadores para o setor do Turismo que procura potenciar a economia local, as infraestruturas e equipamentos instalados, os hábitos regionais e a cultura, através da dinamização da atividade turística.

O presente Plano foi elaborado com base na análise do trabalho de campo realizado e de um processo de reflexão e de articulação estratégica decorrente de diversas visitas técnicas e de reuniões com os stakeholders locais das diferentes áreas temáticas de intervenção (cultura, turismo, instituições locais).

Após a análise das condicionantes e potencialidades da região, o Plano integra o desenvolvimento de sete produtos turísticos:
– Santarém património histórico, cultural e religioso;
– património enogastronómico;
– eventos e programação cultural;
– lazer, desporto e natureza;
– rio Tejo;
– Serra de Aire e Candeeiros;
– e turismo rural.

Para além destes produtos, o Plano prevê um modelo de gestão, desenvolvimento de uma rede de parcerias e sistema de informação, formação e desenvolvimento e qualificação de ativos e implementação, desenvolvimento e qualificação de infraestruturas e equipamento de apoio.