Joana Vasconcelos entre as figuras que mais vão influenciar futuro da Europa

125

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos figura no 6º lugar da lista de personalidades que mais vão influenciar o futuro da Europa em 2019, elegeu o site “Político”.

Todos os anos a edição europeia do site escolhe 28 personalidades que marcam as tendências atuais e desenham o futuro do continente. Este ano, a eleição foi dividida em três categorias: fazedores, sonhadores e disruptivos. Joana Vasconcelos, 46 anos, que vai inaugurar uma exposição individual no Museu de Serralves, no Porto, no dia 13 de Fevereiro de 2019, é considerada uma sonhadora.

O portal descreve a atividade frenética do atelier da artista, nas docas de Lisboa, onde trabalham mais de 50 arquitetos, costureiras, carpinteiros, bordadeiras e rendilheiras, soldadores, engenheiros e eletricistas. São estes artistas anónimos que ajudam a autora cuja marca autoral é a escultura de grande escala, bem como a cerâmica envolta em renda, a espalhar o seu trabalho pelas galerias e espaços públicos de toda a Europa.

A arte de Joana Vasconcelos, escreve o “Político”, tem sido descrita como barroca, pop, surrealista, feminista e de inspiração enraizada na tradição do artesanato português, balizado pelo têxtil, a cerâmica e o metal. Mas a artista está pouco preocupada com rótulos. “Isso não me interessa. Interessa-me saber que posso comunicar com pessoas do mundo todo e saber que a minha voz vem do espaço europeu”, disse.

Fonte: JN