Descoberta única do Egipto dá a conhcer túmulo com cerca de 4000 anos

388

Uma equipa de arqueólogos encontrou um túmulo, no Egito, com cerca de quatro mil e quatrocentos anos, em bom estado, que pertenceria a um sacerdote real e à família.

A descoberta foi feita em Saqqara, uma cidade a sul do Cairo, conhecida por ser uma importante necrópole do Antigo Egito.

Os elementos descobertos e agora tornados públicos datam do reinado de Neferirkare Kakai, o terceiro rei da quinta dinastia do antigo Egito, disse, citado pelo jornal “The New York Times”, Khaled al-Anani, ministro das Antiguidades. A quinta dinastia governou o Egito durante cerca de século e meio, de 2500 a.C. até 2350 a.C.

Num comunicado, o ministério explicou que no túmulo encontraram “cenas mostrando o sacerdote com a mãe, a esposa e a família”

Em declarações à agência Reuters, Mostafa Waziri, secretário-geral do conselho supremo de antiguidades do Egito, a tumba permaneceu intocada. “Trata-se de uma descoberta única”, revelou.

O local está a ser escavado desde novembro. No interior os cientistas encontraram paredes decoradas com vários hieróglifos coloridos e estátuas de faraós.

Fonte:JN

Siga-nos