Biografia Calouste Gulbenkian publicada em Portugal

91

A biografia de Calouste Gulbenkian, o negociador arménio que foi o homem mais rico do mundo e que deixou a Portugal a maior coleção de arte privada do país, chega às livrarias portuguesas, assinalando 150 anos do seu nascimento.

Intitulada “O homem mais rico do mundo — As muitas vidas de Calouste Gulbenkian”, é a primeira biografia deste milionário, construída por Jonathan Conlin, a partir da consulta dos arquivos pessoais de Gulbenkian, em arménio, francês, inglês, alemão, russo e turco.

É a história da vida e dos negócios de um “homem complexo” e um dos “mais influentes do seu tempo” como o descreve o autor da biografia publicada no aniversário dos 150 anos do seu nascimento (23 de março de 1869).

Em Portugal, a biografia definitiva desta “enigmática” figura do século XX chega às livrarias, editada pela Objetiva, revelando quem foi na realidade o “senhor cinco por cento” — assim conhecido devido à sua participação na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Iraque — que, em julho de 1955, quando morreu em Lisboa com 86 anos, era o homem mais rico do mundo.