Casa do Cinema Manoel de Oliveira em Serralves abre no primeiro semestre

105

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, projeto há muito aguardado inserido na Fundação de Serralves, no Porto, vai abrir portas no primeiro semestre com António Preto como diretor. A Casa é um projeto do Arquitecto Siza Vieira.

Segundo a programação divulgada, a Casa do Cinema tem abertura marcada para abril com duas exposições dedicadas a Manoel de Oliveira: “na exposição permanente expõe-se um percurso abrangente através da obra do realizador”, enquanto a primeira exposição temporária “concentrar-se-á nas muitas — e muito diversas — representações do espaço da casa no cinema de Manoel de Oliveira”.

A exposição permanente vai ser completada “com uma programação permanente da obra de Manoel de Oliveira”, como explicou o diretor da Casa do Cinema, que realçou a necessidade de expor o trabalho do realizador aos públicos estrangeiros que visitam Serralves, sendo por isso todos os filmes de Oliveira legendados em inglês.

(…)

De acordo com António Preto, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira vai ter uma sala de cinema, várias salas de exposição e outros espaços dedicados ao serviço educativo, para além de contar com conferências e edições próprias como a de um catalógo ‘raisonné’ bilingue (português e inglês) a ser publicado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

Entre setembro e dezembro, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira vai acolher a primeira exposição da carreira do realizador Eugène Green, “acompanhada por uma seleção de filmes que foram marcantes no seu percurso como cineasta e por uma retrospetiva integral da sua obra”, bem como por trabalhos inéditos criados especificamente para Serralves.

(…)

Fonte: Notícias ao Minuto