Braga integra Rede de Cidades Romanas do Arco Atlântico

86

A cidade de Braga passou a integrar a rede de Cidades Romanas do Arco Atlântico, cuja primeira Assembleia Geral e apresentação pública decorreu durante a FITUR, em Madrid.

Para além de Braga, este agrupamento denominado ‘Roma Atlantiaca’ é constituído por Condeixa-a-Nova e Marvão em Portugal, Lugo, Irun, Gijon e Castro Urdiales, em Espanha e Perigueux e Saintes, em França. Este agrupamento possui em comum um passado romano, que se pretende agora explorar economicamente, através das novas oportunidades turísticas decorrentes da valorização dos vestígios arqueológicos existentes em cada dos seus territórios.

Nesta cerimónia de apresentação, que contou com a presença de Miguel Bandeira, vereador do Património da Câmara Municipal de Braga, foram explanadas medidas para aumentar a visibilidade desta Rede de Cidades Romanas e as medidas entretanto tomadas para a valorização do seu património cultural como destino turístico.

Foram ainda abordadas as actividades a desenvolver futuramente entre as cidades participantes, destacando-se entre elas, a realização de um plano de comunicação e divulgação comum, que se objectivará, principalmente, na criação de uma página Web e na produção e promoção de eventos culturais.

Fonte: Turisver