Novo instituto na Califórnia vai colecionar histórias orais da imigração portuguesa

105

 

O novo Instituto Português Além-Fronteiras, que será inaugurado em fevereiro na Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, irá criar um arquivo das histórias orais da imigração portuguesa na Califórnia, disse à Lusa o recém-nomeado diretor Diniz Borges.

A coordenação deste projeto será feita com a Faculdade de Ciências Sociais da universidade, onde há um departamento que já trabalha as histórias orais de outros grupos étnicos, sendo que os trabalhos vão iniciar-se em fevereiro.

Os objetivos do Instituto Português Além-Fronteiras passam por, segundo Diniz Borges, “criar uma ligação entre a universidade e a comunidade de origem portuguesa” no vale de São Joaquim, na Califórnia, o estado norte-americano com maior presença da diáspora lusa.

O Instituto foi criado depois de a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) ter aprovado um orçamento de 130 mil dólares para o arquivo de histórias orais e um ciclo de conferências.

A cerimónia de inauguração está marcada para 13 de fevereiro e terá a presença do presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que dará a primeira palestra no ciclo semestral de conferências planeado pelo Instituto. O governante irá também encontrar-se com os dois congressistas luso-americanos eleitos pelo Estado, Jim Costa e Devin Nunes.

Siga-nos