Presença romana na região é aposta turística em Condeixa

59

Um novo produto turístico inspirado na presença romana no território é a aposta da Câmara de Condeixa-a-Nova para aumentar a permanência dos visitantes no concelho.

enominada “Caça ao Tesouro no Mundo da Romanização”, a proposta foi apresentada a 50 guias turísticos nacionais que estiveram neste município do distrito de Coimbra, no último fim de semana, a convite da Câmara, presidida por Nuno Moita da Costa.

Estes profissionais “passam agora a dispor de mais um produto turístico nas ofertas aos turistas de todo o mundo que visitam Portugal”, adianta a autarquia em comunicado, frisando que o novo programa “desafia os participantes a descobrirem e percorrerem os tesouros” da romanização, num concelho onde está localizada a cidade romana de Conímbriga e o Museu Nacional com o mesmo nome.

“Com mais este investimento num setor de grande potencial para Condeixa, pretendemos criar condições para reforçar a atratividade turística do concelho e, por outro lado, aumentar o tempo de permanência dos turistas para, pelo menos, dois dias”, afirma Nuno Moita, citado na nota.

Divididos em 10 grupos de cinco pessoas, os guias turísticos que estiveram na apresentação do novo programa “foram convidados a entrar numa ‘caça ao tesouro’ que os levou ao longo de dois dias a alguns dos lugares mais relevantes de Condeixa”: Museu PO.RO.S, ruínas de Conímbriga, Castellum de Alcabideque, Buracas do Casmilo e Cerâmica Estrela de Conímbriga.

Os agentes visitaram ainda as adegas do Zambujal e participaram em experiências gastronómicas.

Fonte: DN