Descoberta impressão digital de Leonardo da Vinci em desenho médico de 1509

98

Uma impressão digital notavelmente clara deixada por Leonardo da Vinci num dos seus desenhos será apresentada publicamente como parte dos eventos que marcarão os 500 anos da sua morte.

Um especialista em conservação de obras de arte descobriu a impressão digital de Leonardo da Vinci, impregnada num desenho que o artista fez entre 1509 e 1510, informou o The Art Newspaper.

A marca encontra-se na margem esquerda do desenho “O sistema cardiovascular e os órgãos principais de uma mulher”, um trabalho de saúde médico que faz parte da coleção do fundo britânico Royal Collection Trust.

A marca do seu polegar esquerdo – o artista era canhoto -, está num desenho médico. Alan Donnithorne descobriu que a tinta castanha e avermelhada da impressão é a mesma que a do desenho, por isso Leonardo terá “pegado na folha com os dedos manchados de tinta”. Há também uma marca borrada do seu dedo indicador esquerdo no reverso. O antigo funcionário do Royal Collection Trust acredita que tenha sido acidental.

O desenho médico será exibido no Museu Nacional de Cardiff (de 1 de fevereiro a 6 de maio) e depois na Galeria da Rainha, no Palácio de Buckingham (de 24 de maio a 13 de outubro).

Fonte: ZAP