Gaia vai acolher um novo Parque da Ciência

A Escola Ciência Viva vai chegar brevemente a Gaia. O sítio escolhido é o Parque Biológico da cidade. Este projecto piloto a nível nacional contará com um programa direcionado para crianças do Ensino Pré-Escolar e promete torná-las pequenas cientistas, reproduzindo o ambiente laboratorial de investigação.

Desde 2010 que a Escola Ciência Viva funciona a partir do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, mas estende-se a uma vasta rede de parceiros nacionais para que o conhecimento científico chegue a todo o país. As Escolas Ciência Viva são espaços de aprendizagem fora da sala de aula, criados para apoiar os estabelecimentos de ensino. Funcionam em instituições educativas informais, museus e centros de ciência, mas também nas próprias escolas.

Em Vila Nova de Gaia, em parceria com o Município e no contexto do programa educativo Gaia Aprende+, a Escola Ciência Viva foi mais longe. “É a primeira, a nível nacional, a iniciar um programa piloto de envolvimento da Educação Pré-Escolar e também o 1º Ciclo. O reconhecimento da importância da iniciação precoce do ensino das Ciências de base experimental levou-nos a avançar neste sentido”, explica a presidente da Agência Ciência Viva. Esta nova “escola da Ciência”, que irá nascer no Parque Biológico de Gaia, é fruto de um plano conjunto da Câmara Municipal de Gaia e da Ciência Viva para a promoção de práticas de aprendizagem, contando com uma forte aposta em competências digitais, em projectos de inovação pedagógica e na valorização de professores em academias de formação avançada.

(…)

Fonte: Público