Em fevereiro, Manuel Patinha e Sobral Centeno regressam a Vila Nova de Cerveira

115

Manuel Patinha e Sobral Centeno são dois artistas presentes na trajetória da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A partir 9 de fevereiro os autores estão de regresso ao Fórum Cultural de Cerveira, desta vez com exposições individuais, mostrando ao público as suas singularidades.

“Uma antologia de afetos” tem como fio condutor a produção artística mais recente de Manuel Patinha, natural da Póvoa de Santa Iria e residente na Galiza há 40 anos. No total, contam-se mais de uma centena de peças do autor na sala principal de exposições, sob a forma de escultura, desenho, fotografia, combinadas com prosa e poesia.

Já no espaço da galeria, 35 pinturas de Sobral Centeno compõem a exposição “O Douro à tua frente”, cedida pela Fundação Museu do Douro. De acordo com a visão do artista, esta mostra apresenta-se como uma homenagem às gentes do Douro, aos seus lugares de memória e aos tempos de infância do próprio autor.

Em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o programa de 9 de fevereiro (sábado), incluirá ainda a última paragem da viagem temporal “Portas do Tempo”, iniciativa promovida pela CIM Alto Minho. Pela manhã, às 11h00, terá lugar no Fórum Cultural de Cerveira a conferência “Mundo de Culturas” – Rota do contemporâneo – “Alto Minho 4D Viagem no Tempo” e às 15h00 decorrerá a visita performativa “Portas do Tempo | Vila Nova de Cerveira – Do Contemporâneo ao Futuro”. A inauguração das exposições está agendada para as 16h30.

 PROGRAMA: 

11h00 | Conferência “Mundo de Culturas” – Rota do Contemporâneo – “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” (Fórum Cultural de Cerveira)

– Conferencistas: Maria de Fátima Lambert (crítica de arte e docente do ensino superior), Cabral Pinto (coordenador artístico e de produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira) e Sobral Centeno (artista)
– Moderador: Álvaro Campelo (curador das conferências)

 15h00 | Visita Performativa Portas do Tempo | Vila Nova de Cerveira – Do Contemporâneo ao Futuro (Paços do Concelho)

– Visita-performativa especialista: Maria de Fátima Lambert
– Equipa artística: Mafalda Santos e Manuel Mesquita (com a participação da comunidade local) 

16h30 | Inauguração das exposições (Fórum Cultural de Cerveira)

Fonte: Fundação Bienal de Cerveira

 

Siga-nos