Reunião de Inverno da direcção do CIDOC é no Porto

69

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a reunião de inverno da direcção do Comité Internacional para a Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) da qual faz parte, como membro, o nosso colega Alexandre Matos.

O CIDOC é um dos 30 comités internacionais do ICOM, fundado em 1950, que tem como missão providenciar à comunidade museológica internacional boas práticas, normas e aconselhamento sobre a documentação em museus. Para tal conta com uma rede de diversos especialistas que estudam e trabalham diariamente com a documentação e gestão de colecções em museus de todo o mundo.

Nesta reunião de inverno, realizada todos os anos durante o mandato da actual direcção, são tratadas todas as questões, no âmbito das atribuições dos comités internacionais, relativas ao funcionamento normal do comité e dos seus grupos de trabalho, bem como é tratado um conjunto de tarefas específicas como o planeamento da comunicação institucional do CIDOC, a organização de futuros eventos, como as conferências anuais, e a preparação de futuros projectos em conjunto com outros comités internacionais e nacionais do ICOM.

Além da agenda normal, este ano no Porto, será discutida para apresentação na próxima conferência anual, a visão estratégica do CIDOC para os próximos 10 anos relativamente à documentação dos museus e ao posicionamento do comité, face ao trabalho que tem vindo a desenvolver e ao estado da arte dos processos, técnicas e tecnologias disponíveis para a documentação e gestão de colecções em museus.

Fonte: ICOM