“Património Cultural e Turismo: Gestão e Governança” em debate, no Porto

269

 

“Património Cultural e Turismo: Gestão e Governança”
Porto, 28 e 29 março 2019
(Local a definir)

Introdução

Num mundo em constante transformação, onde a globalização assume um papel preponderante, o Património Cultural enfrenta novos desafios, no que diz respeito à sua salvaguarda, promoção e gestão. Diferentes tutelas, contextos distintos, determinam abordagens e modelos de gestão diversificados.

A par de modelos de gestão mais tradicionais, assistimos ao desenvolvimento de abordagens inovadoras, em resposta à necessidade de alteração do tradicional paradigma de governação, promovendo uma gestão mais democrática, transparente e aberta à participação. Neste contexto, o conceito de governança, enquanto “regras, processos e comportamentos através dos quais os interesses são articulados, os recursos são geridos e o poder é exercido na sociedade” (Comissão Europeia Governança e Desenvolvimento, 2003) é um tema actual e desafiante. Efectivamente, a “boa governança” inclui a relação entre instituições públicas e privadas, implicando uma prática cívica, socialmente construída, com vista à promoção de formas efectivas e funcionais de governo. Nesta dinâmica, o contributo do Turismo é determinante, enquanto factor de desenvolvimento e dinamização do território e dos seus activos.

O Seminário “Património Cultural e Turismo: Gestão e Governança” pretende promover o debate sobre a relação existente entre o Património Cultural e o Turismo, na óptica da gestão e da governança, nas suas múltiplas dimensões: gestão das organizações, recursos humanos e activos patrimoniais. Para tal, propomos uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diversos atores, públicos e privados, com experiências distintas, ao nível da gestão no Património Cultural e do Turismo.

 

Objetivos

Contextualizar os desafios do Património Cultural e do Turismo, ao nível da Gestão e da Governança 

Divulgar e promover estratégias, boas práticas e ferramentas de gestão integrada de recursos e ativos patrimoniais

Promover o debate sobre a relação existente entre o Património, Cultura, Território e Governança

Sensibilizar para a importância do Património Cultural como alavanca de desenvolvimento integrado

Partilhar boas práticas de gestão em organizações do Turismo, Cultura e Património

 

Programa

O Seminário será composto por 4 painéis distribuídos por dois dias, a saber:
28 março
Painel I – Estado da Arte
Painel II – Gestão de Ativos Patrimoniais: desafios e boas práticas

29 março
Painel III – Património Cultural, Turismo e Sociedade
Painel IV – Património Cultural e Turismo: competências e qualificação dos recursos

Condições de participação:

A participação no Seminário “Património, Cultura e Desenvolvimento Sustentável” implica o pagamento de 40,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt   e geral@verdenovo.pt

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: https://tinyurl.com/yax4x6sh