Vila Real acolhe Mercado Criativo

O mercado municipal de Vila Real acolhe entre 29 e 31 de março 30 criativos que vão revelar áreas de atividade desde o artesanato, música, gastronomia ou arquitetura, iniciativa inserida no projeto Douro Creative Hub.

O “Mercado Criativo” conclui o projeto que foi lançado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para identificar e promover as indústrias criativas do Douro.

Estas atividades têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais e, neste setor, incluem-se áreas como o artesanato, artes, ‘design’, música, publicidade, comunicação, moda, cinema, teatro ou arquitetura.

“Este projeto reforça também a ligação da própria universidade com a comunidade do Douro. Não é um projeto virado para dentro, mas sim um projeto onde a universidade põe ao serviço as suas potências e recursos para ajudar a dar visibilidade a um setor — a criatividade – que nem sempre é reconhecido como seria o ideal”, afirmou Artur Cristóvão, vice-reitor da UTAD.

O Douro Creative Hub, cofinanciado com o apoio do Norte 2020, foi lançado em 2017 e teve como objetivo “identificar, dinamizar, e promover as indústrias criativas da região do Douro”.

Para além do mapeamento dos criativos, promoveu também o primeiro prémio de indústrias criativas com enfoque no interior norte de Portugal, um plano estratégico para a dinamização da economia cultural e um ‘creative camp’