Sabrosa celebra viagem de Fernão de Magalhães

60

Sabrosa dá o arranque no sábado às comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação protagonizada por Fernão de Magalhães com um seminário, o lançamento de um espumante do Douro e o espetáculo “Mar de Magalhães”.

Para assinalar o arranque das comemorações, Sabrosa realiza no próximo fim de semana um seminário internacional subordinado ao tema “Metodologias, Abordagens e Práticas de Inventário do Património Cultural, Material e Imaterial Associado à Rota de Magalhães”.

O evento conta com a participação, entre outros, de José Manuel Nuñez de la Fuente, antropólogo e historiador espanhol, Gonçalo Cadilhe, autor do livro “Nos Passos de Magalhães”, e Juan Marchena Fernandez, professor catedrático da Universidade Pablo de Olavide, Sevilha.

A Adega de Sabrosa vai lançar o novo espumante DOC Douro Bruto Fernão de Magalhães e a programação do evento inclui ainda as atuações de Luísa Amaro e do Octeto de Sopros da Banda da Armada.

Luísa Amaro vai apresentar “Mar de Magalhães”, o seu mais recente álbum que se inspirou na viagem de circum-navegação do navegador português.

(…)

Ao longo do ano, será também apresentada uma peça de teatro sobre o feito magalhânico e, na edição 2019 do Festival Literário do Douro (FLiD), os autores convidados serão provenientes das cidades tocadas pela viagem de Fernão de Magalhães.

Também a iniciativa Sabrosa Summer Fest, que decorre entre agosto e setembro, se associa às comemorações e será ainda lançado merchandising, bem como colocados múpis (mobiliário urbano para informação) e bandeiras alusivos aos 500 anos.

E, em setembro, será inaugurada uma exposição internacional que vai ampliar o centro interpretativo e que vai retratar as culturas e saberes dos territórios tocados na viagem de circum-navegação.

Fonte: DN

Para mais informações (+)