Évora prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura

100

A Câmara de Évora assumiu hoje oficialmente a decisão de avançar com a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Segundo Carlos Pinto de Sá, presidente da autarquia, a intenção é que a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 dê a Évora uma “expressão de ainda maior peso nacional e internacional baseada na cultura”.

“Agora, este trabalho é para ficar na cidade, independentemente de ganharmos ou não. É um trabalho para desenvolver Évora e para servir a sua população, os agentes culturais, todos aqueles que vivem e trabalham em Évora e na região”, realçou.

Segundo Carlos Pinto de Sá, o trabalho que está a ser desenvolvido “com empenho” visa conquistar o “selo” de Capital Europeia da Cultura, mas, ao mesmo tempo, deve ser “produtivo para o desenvolvimento de Évora”.

“Queremos ganhar e estamos convencidos de que temos a melhor cidade e a melhor candidatura para podermos ganhar em 2027 o ‘selo’ de Capital Europeia” da Cultura, afiançou.

A intenção de candidatar Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi anunciada em novembro de 2017, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris, França, tendo a câmara definido 2019 como o ano de “afirmação” do projeto.

Além da autarquia, a comissão executiva da candidatura integra a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora.

Fonte: Notícias ao Minuto