Projecto digital do Atlas do Património Cultural da CPLP vai ser apresentado em Abril

106

O projecto digital do Atlas do Património Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá ser apresentado na reunião dos ministros da Cultura desta organização, em Abril próximo.

O director do Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, Hamilton Fernandes, que coordenou a reunião da comissão de Património Cultural da CPLP, realizada em Lisboa, afirmou ainda que o projecto vai ser apresentado aos ministros da Cultura que se reúnem em 13 de Abril, em Cabo Verde.

“O Atlas é um documento de suma importância, contendo as referências culturais dos nossos respectivos países”, disse Hamilton Fernandes no final da reunião, adiantando que “o que se prevê nesta primeira fase é a disponibilização online das hiperligações que ficarão sediadas na plataforma da CPLP”.

Esta plataforma deve ser desenvolvida “numa dupla perspectiva, identitária, mas também em prol do turismo”, declarou.

Questionado sobre a Rede de Museus da CPLP, um dos pontos debatidos hoje à tarde, o responsável sublinhou que “é preciso ter em conta o estado de desenvolvimento de cada um dos países em matéria de património cultural e da gestão dos museus”.

O responsável do instituto referiu que “a questão do património [cultural] é ainda um pouco relegado em detrimento de outras prioridades” nos países da CPLP, “sobretudo no continente africano”.

O que saiu da reunião de Lisboa foi a criação de um grupo de trabalho, que vai apresentar as primeiras propostas também no dia 13 de Abril, em Cabo Verde.

O grupo de trabalho vai preparar “toda a documentação que vai submeter à Comissão do Património Cultural através do secretariado executivo” da CPLP, explicou.

A CPLP reúne os países de língua oficial portuguesa: Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné-Equatorial e Timor-Leste.

Fonte: Público