Dia Internacional sublinha papel dos museus como centros criativos

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, vai ser dedicado este ano ao papel dos espaços museológicos como polos culturais criativos e de mudança.

O ICOM escolhe anualmente um tema que esteja no centro das preocupações da sociedade, e este ano o foco será sobre o papel dos museus num mundo em mudança, e de como estes espaços culturais se podem reinventar “com o objetivo de se tornarem mais interativos, focados nos diferentes públicos, orientados para as comunicadas, flexíveis e adaptáveis”.

“Os museus tornaram-se polos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade é combinada com o conhecimento, e onde também os visitantes podem cocriar, partilhar e interagir”, segundo o texto do ICOM sobre o tema.

Enquanto preservam as suas missões essenciais – colecionar, conservar, comunicar, investigar e exibir – os museus “transformaram as suas práticas para ficarem próximos das comunidades que servem”, sustenta.

“Atualmente, os museus procuram formas inovadoras de responder aos assuntos e sociais contemporâneos e também aos conflitos. Como instituições que estão no centro das sociedades, têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico, e definir um futuro sustentável”, acrescenta o texto.