Aldeia da Salavessa preserva tradição centenária da Chocalhada

A Aldeia de Salavessa (Nisa, Portalegre) revive a tradição centenária da Chocalhada no dia 20 de abril, numa iniciativa da Comissão de Festas da Salavessa.

Com início pelas 11 horas, na aldeia de Salavessa, o percurso é feito em redor da Aldeia da Salavessa podendo os participantes usufruir de uma paisagem única onde a natureza está ao seu comando.

Para os mais antigos habitantes, esta Chocalhada, realizada sempre por alturas de Páscoa, servia para afugentar os maus espíritos da Aldeia e das suas Gentes bem como, pedir bênção para os rebanhos, de grande abundância em tempos na Aldeia.

Recorde-se que a Arte Chocalheira é desde 1 de dezembro de 2015 Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, título atribuído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, neste sentido trabalha esta Comissão que pretende não só preservar como também divulgar a Aldeia e as suas tradições.