Exposição na Culturgest tem um desafio para os visitantes

83

A Culturgest apresenta a exposição “Esboço de Técnicas Interiores” dedicada à vida e obra do coreógrafo norte-americano Steve Paxton, com curadoria de Romain Bigé e de João Fiadeiro, dois balarinos que conheceram e estudaram com Steve Paxton.

Steve Paxton, nascido em 1939, iniciou a sua carreira nos anos 1950, dançou com José Limon e Merce Cunningham, foi um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações coletivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna e membro fundador do coletivo de improvisação nova-iorquino Grand Union.

Na exposição, o visitante poderá ver dança ao vivo – pois foram convidados bailarinos de escolas e companhias de dança para atuarem numa das salas preparada para o efeito – e até será desafiado a dançar, uma ideia dos curadores para que o público participe e tenha uma experiência de movimento imerso no universo de Paxton.

A exposição ficará patente até 14 de julho, e haverá a apresentação de algumas performances históricas em palco (no sábado e nos dias 20 a 23 de março), uma série de cinco conferências, a primeira das quais com o próprio Paxton (no domingo, 21 de março, e nos dias 30 de maio, 06 de junho e 25 de junho).

Fonte Noticias ao Minuto