Vila Viçosa promove Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019

75

O município de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vai promover o Prémio de Pintura Henrique Pousão 2019, destinado a evocar o pintor, nascido na localidade, e a estimular os artistas alentejanos.

O concurso tem um prémio de 2.500 euros e, segundo a autarquia, contempla “total liberdade temática”, sendo “admitidas todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura”.

De acordo com o município, podem concorrer ao prémio de pintura todos os artistas naturais do Alentejo ou residentes na região, com o máximo de duas obras inéditas e originais, da sua exclusiva propriedade.

Uma condição indispensável para a participação é que as obras não tenham sido apresentadas a nenhum outro prémio ou concurso e que não estejam incluídas em catálogos ou publicações.

As obras concorrentes devem ser entregues até ao dia 30 de setembro na Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Instituído em 1985 pelo município alentejano, o prémio, segundo a autarquia, pretende contribuir para a evocação de Henrique Pousão, “ilustre pintor calipolense e proeminente figura da arte e da cultura do século XIX”.

Nascido a 01 de janeiro de 1859, em Vila Viçosa, Henrique César de Araújo Pousão viveu apenas 25 anos, tendo falecido em 1884.

Para mais informações (+)