Publicação do 14º título da Coleção Estudos de Museus | Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante

142

A obra de Diana Marques, Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante, já disponível nos pontos de venda, é o 14º título da Coleção Estudos de Museus, resultado de uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Editora Caleidoscópio.

Trata-se de uma linha editorial consagrada à publicação de investigações inéditas, quer de natureza histórica, quer de abordagem contemporânea, sem paralelo na área dos museus e da Museologia em Portugal.

Nesta Coleção, os temas abordados vieram iluminar o papel de personalidades como José de Figueiredo, António Augusto Gonçalves, Vergílio Correia, Ernesto Vilhena e o Marquês de Sousa Holstein, a par de aspetos da contemporaneidade, como as redes de museus, os públicos imigrantes, a mediação cultural, as acessibilidades e a iluminação museográfica.

O 14º volume, Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante, incide sobre o papel da tecnologia nos museus e nos visitantes, mediante um estudo de caso concebido e aplicado pela autora no Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington.

Com o objetivo de revitalizar uma galeria de exposições, o Bone Hall, foi desenvolvida uma aplicação móvel denominada Skin & Bones. Para estudar os efeitos da aplicação na experiência dos visitantes utilizaram-se métodos tradicionais no estudo de visitantes e também métodos menos convencionais, inspirados na área da experiência do utilizador.

Fonte: DGPC