Património Cultural, Museus e Turismo em debate, no Porto!

A edição 2019 do Seminário Pporto.pt terá apenas uma edição, no Porto.

Património Cultural e Turismo: Gestão e Governança”
Porto, 28 e 29 março 2019
Auditório D. Pedro IV | Palacete Araújo Porto | Rua Joaquim de Vasconcelos

Introdução

Num mundo em constante transformação, onde a globalização assume um papel preponderante, o Património Cultural enfrenta novos desafios, no que diz respeito à sua salvaguarda, promoção e gestão. Diferentes tutelas, contextos distintos, determinam abordagens e modelos de gestão diversificados.

A par de modelos de gestão mais tradicionais, assistimos ao desenvolvimento de abordagens inovadoras, em resposta à necessidade de alteração do tradicional paradigma de governação, promovendo uma gestão mais democrática, transparente e aberta à participação. Neste contexto, o conceito de governança, enquanto “regras, processos e comportamentos através dos quais os interesses são articulados, os recursos são geridos e o poder é exercido na sociedade” (Comissão Europeia Governança e Desenvolvimento, 2003) é um tema actual e desafiante. Efectivamente, a “boa governança” inclui a relação entre instituições públicas e privadas, implicando uma prática cívica, socialmente construída, com vista à promoção de formas efectivas e funcionais de governo. Nesta dinâmica, o contributo do Turismo é determinante, enquanto factor de desenvolvimento e dinamização do território e dos seus activos.

O Seminário “Património Cultural e Turismo: Gestão e Governança” pretende promover o debate sobre a relação existente entre o Património Cultural e o Turismo, na óptica da gestão e da governança, nas suas múltiplas dimensões: gestão das organizações, recursos humanos e activos patrimoniais. Para tal, propomos uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diversos atores, públicos e privados, com experiências distintas, ao nível da gestão no Património Cultural e do Turismo.

Objetivos

• Contextualizar os desafios do Património Cultural e do Turismo, ao nível da Gestão e da Governança
  • Divulgar e promover estratégias, boas práticas e ferramentas de gestão integrada de recursos e ativos patrimoniais
  • Promover o debate sobre a relação existente entre o Património, Cultura, Território e Governança
  • Sensibilizar para a importância do Património Cultural como alavanca de desenvolvimento integrado
  • Partilhar boas práticas de gestão em organizações do Turismo, Cultura e Património

28 Março | Quinta-feira

António Luís Ferreira | VERde Novo
Patrícia Remelgado | Pporto.pt
António Tavares | Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto

Painel I – Estado da Arte
Moderação: Joaquim Jorge | Ministério da Cultura
10h00 – António Carvalho | Museu Nacional de Arqueologia – Direcção Geral do Património Cultural
10h20 – Lino Tavares Dias | ISPGAYA
10h40 – coffee-break
11h00 – Dália Paulo | ICOM Portugal
11h20 – José Portugal | Quaternaire Portugal
11h40 – Pedro Quelhas Brito | Porto Business School
12h00 – debate

13h00 – Almoço livre

Painel II – Gestão de Ativos Patrimoniais: desafios e boas práticas
Moderação: Maria José Santos | Museu Municipal de Penafiel
14h30 – Teresa Costa | Município de Guimarães
14h50 – Luís Sebastian | Direcção Regional de Cultura do Norte
15h10 – Alexandra Cerveira Lima | Município do Porto
15h30 – Isabel Fernández Domínguez | Asociación para la nterpretation del Patrimonio
15h50 – coffee-break
16h10 – Maria João Vasconcelos | Museu Nacional Soares dos Reis
16h30 – Pedro Nunes | MMIPO e Santa Casa da Misericórdia do Porto
16h50 – debate

29 de Março | Sexta-feira

Painel III – Património Cultural, Turismo e Sociedade
Moderação: Maria Geraldes | Câmara Municipal de Matosinhos
10h00 – Pedro Machado | Turismo do Centro
10h20 – Sónia Almeida | Projecto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés
10h40 – 10h40 Joana Carvalho |INAUGURO
11h00 – coffee-break
11h20 – Jorge Brito | CIM-Coimbra: Região de Cultura
11h40 –Alexandra Alves | Turismo Industrial de São João da Madeira
12h00 – debate

13h00 – Almoço livre

Painel IV – Património Cultural e Turismo: competências e qualificação dos recursos
Moderação: Nuno Vidal | Divina Comédia – Projectos Culturais
14h30 – Isabel Freitas | Universidade Portucalense
14h50 – Dália Paulo |Loulé Criativo
15h10 – António Leite | Instituto de Emprego e Formação Profissional
15h30 – Pedro Guedes de Oliveira | INCODE 2030
15h50 – Aida Carvalho |Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo (RIPTUR)
16h10 – debate
16h30 – encerramento

Condições de participação:
A participação no Seminário “Património, Cultura e Desenvolvimento Sustentável” implica o pagamento de 40,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt   e geral@verdenovo.pt

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHHora3LI2AbAroU1knA3PNyKuuiiTo1iDn415US07aH3Gcg/viewform