Polícias de Vila Real aprendem “a guiar” turistas pelo património de Vila Real

Quarenta polícias de Vila Real receberam formação para orientarem os turistas pelos principais pontos de atração do concelho, desde o património, gastronomia ou paisagens, no âmbito de uma parceria entre o município e a PSP.

As ações de formação e sensibilização realizaram-se neste mês de março e, segundo João Martins, Comissário da PSP, os agentes foram divididos em dois grupos de 20.

Nas formações, os polícias foram sensibilizados, por exemplo, para o património de Vila Real, como as várias igrejas, com destaque para a Sé Catedral, os museus, a estátua de Carvalho Araújo, o santuário de Panóias, a Casa de Mateus, a Torre de Quintela ou o jardim botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“O objetivo desta ação foi precisamente potenciar o conhecimento dos agentes, para nós também sermos uma fonte de informação para os nossos turistas”, frisou o comissário.

No âmbito do projeto foi desenvolvido um mapa da cidade, onde estão assinalados os pontos turísticos, e que contém ainda contactos e conselhos de segurança para os visitantes para evitar, por exemplo, furtos.

Os conselhos estão escritos em português, inglês, francês e espanhol e o mapa é para ser fornecido pelos polícias aos turistas

Fonte: DN