“Via Marina”: uma nova rota peregrina entre o Minho e a Galiza

126


Bom Jesus Braga

A ‘Via Mariana’ entre o Sameiro, em Braga, e a vila de Muxia, na Galiza, Espanha, foi inaugurada como nova rota para os peregrinos, procurando ligar alguns dos principais santuários dedicados à devoção a Nossa Senhora na Península Ibérica.

O presidente da confraria do Santuário do Sameiro, cónego José Paulo Abreu, considera que é necessário “recuperar um caminho mariano que é ainda anterior ao caminho jacobeu”, de Santiago de Compostela, e que liga Portugal e Espanha, mais concretamente a antiga Galécia, que abrangia o norte lusitano e a região da atual Galiza.

“Esta Via Mariana são 372 quilómetros que ficam entre estes dois polos: do lado de cá o Santuário do Sameiro e, do lado espanhol, o Santuário da Senhora da Barca, em Muxia”, explica aquele responsável.

A nova rota de peregrinação, que vai incluir mais de uma dezena de templos dedicados à devoção mariana, foi apresentada oficialmente na última semana e já começou a ser percorrida.

A ‘Via Mariana’, que começou a ganhar forma através de uma proposta vinda da Galiza, abrange no território português os concelhos de Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço.

Fonte: Agência Ecclesia