Bussaco vai receber investimentos superiores a 1,5 milhões nos próximos dois anos

77

Um sistema pioneiro de videovigilância será instalado no Bussaco, no âmbito de um conjunto de investimentos superior a 1,5 milhões de euros na valorização e protecção da mata e reabilitação do património edificado, foi anunciado esta quinta-feira.

O anúncio deste investimento total a dois anos foi feito no Bussaco (Mealhada, distrito de Aveiro) pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, durante uma sessão que assinalou o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta.

O investimento na videovigilância, num valor estimado de 55 mil euros, é apenas uma pequena parte do que está programado para a Mata do Bussaco, que é Monumento Nacional e está na corrida para Património Mundial da UNESCO.

As principais medidas estão contidas num protocolo de colaboração e num memorando de entendimento que foram assinados, esta quinta-feira, entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), em representação do Estado, a Câmara Municipal da Mealhada e a Fundação Mata do Bussaco, que gere os 105 hectares da mata.

A autarquia assume para os próximos dois anos o compromisso de continuar a recuperação do património edificado – existem no perímetro da mata 140 edificações -, recorrendo a fundos comunitários e a capitais próprios.

(…)

Fonte: Público