Inauguração das obras do Mosteiro de Paço de Sousa

157

No dia 7 de abril, domingo, têm início as atividades comemorativas da conclusão das obras promovidas pela Rota do Românico no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, que terminarão no dia 14, com um concerto da Orquestra do Norte. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
A cerimónia de inauguração das obras de conservação e salvaguarda do Mosteiro de Paço de Sousa, com início às 15 horas do dia 7 de abril, prevê, para além da sessão protocolar, a celebração (16h) de uma eucaristia presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, bem como a realização de uma visita guiada (17h30) ao Mosteiro e de um lanche.
A intervenção de requalificação deste antigo mosteiro beneditino, uma das maiores referências da arquitetura românica nacional, incluiu a realização de escavações arqueológicas e diversos trabalhos de conservação e restauro, que tiveram início a 18 de abril de 2017, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Os trabalhos em causa, subordinados a um projeto técnico da Direção Regional de Cultura do Norte, abrangeram a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tetos, a instalação elétrica e a requalificação do claustro.
Fonte: Cultura Norte