Governo anuncia 500 mil euros para museus

321

A ministra da Cultura anunciou esta quinta-feira a abertura, ainda este mês, das candidaturas ao Programa ProMuseus, dotado de 500 mil euros, e que terá duas novas vertentes, a digitalização e a internacionalização.

Graça Fonseca fez o anúncio, em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda, na cerimónia de formalização da integração de 15 novos museus na Rede Portuguesa de Museus (RPM).

A cerimónia de formalização da integração de 15 novos museus na RPM, cinco dos quais este ano – Museu do Centro Hospitalar do Porto, Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, Museu da Saúde, em Lisboa, e Centro Internacional de Artes José de Guimarães, em Guimarães.

Os restantes dez museus tinham já sido certificados e publicado o respetivo despacho no Diário da República, mas só hoje se formalizou a sua entrada na rede, como explicou a diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva.

A RPM, fundada em 2000, passa a contar 156 museus, de diversa índole, espalhados por todo o país, tutelados por diversas entidades, sejam o Estado, municípios, santas casas da misericórdia, irmandades ou fundações.