Património do Paço Episcopal de Faro acessível ao público

76

O Paço Episcopal da Diocese do Algarve, um dos edifícios mais representativos da arquitetura chã no Algarve, situado no centro histórico de Faro, vai abrir ao público para visitas a partir do próximo dia 11 de abril.

Esta decisão foi tomada pelo bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, depois de ouvidas algumas entidades diocesanas, e pretende assumir o Paço Episcopal como um “testemunho vivo da atenção dos bispos desta diocese à promoção da cultura e à valorização do espaço urbano da cidade, contribuindo para fazer do largo da Sé o espaço nobre, o seu ex-libris”.

“Perante esta verificação, não fazia sentido não proporcionar, de modo permanente, ao povo algarvio e a quantos nos visitam a possibilidade de conhecer e desfrutar da riqueza e beleza deste património cultural/religioso”, explica a Diocese do Algarve.

Após obras significativas de restauro, o espaço passará agora a poder ser visitado pelo público que o desejar.

O Paço Episcopal começou a ser construído durante o bispado de D. Afonso Castel-Branco (1581-1585), na sequência da transferência da sede do bispado do Algarve de Silves para Faro, em 1577.

No dia 11 de abril, a cerimónia de abertura do Paço Episcopal ao público decorre às 18:30 horas.