O plástico e a sua história em exposição, no Museu de Leiria

62

A exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” está patente até Dezembro de 2020.

A principal característica da iniciativa é a exibição de vários objetos de plástico que, ao longo da história, marcaram o quotidiano dos portugueses e de todo o mundo, como um camião de brincar, um cesto, um espremedor de citrinos, um par de sandálias, um telefone e uma ficha-tripla.

A exposição conta também com obras de artistas plásticos e de designers contemporâneos, alguns leirienses, que utilizam o plástico como material de trabalho, para além de vídeos com testemunhos de fundadores, proprietários e trabalhadores da indústria de transformação de plástico.

O evento tem como um dos grandes objetivos explorar o caráter científico deste material, nomeadamente a sua importância na evolução da indústria de um setor que assume um elevado impacto económico e empresarial na região.

Os objetos a exibir foram obtidos através de uma campanha de identificação, inventariação, seleção e estudo, tendo sido possível reunir peças históricas junto de particulares, empresas, espaços museológicos e centros de investigação.

Para além dos objetos, a exposição conta com fotografias, documentação e registos orais das memórias de trabalhadores do setor dos plásticos.

Esta é uma exposição de fortes ligações a Leiria e à região a vários níveis, sejam históricos, emocionais, económicos ou empresariais, tendo sido aqui que se instalaram algumas das primeiras indústrias transformadoras.

“Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” estará em exibição até Dezembro de 2020, todos os dias, das 9:30 às 17:30.

Fonte: CM Leiria