Atribuição do Prémio FAMP – Maria de Azevedo Coutinho de Vasconcelos e Sousa

95

O Prémio FAMP – Maria de Azevedo Coutinho de Vasconcelos e Sousa, foi atribuído a título ex aequeo aos Grupos de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arqueologia.

O júri, constituído pelo Professor Dr. Nuno Senos, do Departamento de História da Arte da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, pelo Professor Dr. João Bonifácio Serra, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria e pelo Engenheiro Luis de Vasconcellos e Souza entendeu, ainda, atribuir um voto de louvor aos Grupos de Amigos do Museu do Oriente, do Museu da Quinta das Cruzes e do Museu da Pólvora Negra, pela qualidade assinalável das respectivas candidaturas.

O Prémio FAMP – Maria de Azevedo Coutinho de Vasconcelos e Sousa, no valor de cinco mil euros, foi instituído pela FAMP – Federação de Amigos dos Museus de Portugal para comemorar o seu 20º aniversário, concluído em 28 de Agosto de 2018, e para homenagear a memória da sua impulsionadora e primeira presidente e visou distinguir as iniciativas de Grupos de Amigos de Museus dirigidas à participação de jovens públicos nas suas actividades e à sua sensibilização para a importância dos museus.

A entrega do prémio teve lugar no passado dia 10 de Abril, no Grémio Literário em Lisboa, às 18h30m, tendo sido feita pelo Dr. João Neto, presidente da Direcção da APOM, Associação Portuguesa de Museologia.