Investigadores alertam para o estado de abandono do Património Científico Português

Os laboratórios de química das universidades de Lisboa, Porto e Coimbra revelam um património único que os responsáveis querem divulgar através de um “turismo cultural”, mas lamentam a falta de apoios para a sua preservação.
Nestas três cidades, é possível visitar exemplares únicos de laboratórios de química, “uma singularidade que não se vê em mais lado nenhum”, afirma Marta Lourenço, professora e investigadora do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
(…)
Segundo esta investigadora, o património da ciência e da técnica “é completamente desconhecido” e só recentemente foi alvo de interesse, mantendo-se contudo menos reconhecido face a outros patrimónios, como o artístico ou arqueológico.
(…)
Embora as três instituições estejam em contacto permanente e trabalhem em conjunto, um projeto mais alargado, que tire proveito desta circunstância ímpar, está dependente da abertura ao público do laboratório Ferreira da Silva, pertença da Universidade do Porto.
Enquanto se aguarda a possibilidade de recuperar esta sala e a sua abertura ao público, este espaço serve como reserva da coleção do Museu de Ciência da Universidade do Porto, uma vez que não há outro espaço para a colocar, explica Marisa Monteiro.

Fonte: RTP