Arqueólogos acreditam ter encontrado o esqueleto de Mona Lisa

587

Arqueólogos encontraram um esqueleto no Convento de Santa Úrsula, em Florença, na Itália, que acreditam ser Lisa Gherardini, a musa que inspirou o pintor Leonardo Da Vinci. As ossadas podem assim pertencer à mulher que inspirou um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa.
Lisa Gherardini, de acordo com o jornal «Daily Mail», era a esposa de um rico comerciante de seda, chamado Francesco del Giocondo. Após a morte do marido, ter-se-á tornado freira, tendo morrido no convento no dia 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
No ano passado, uma equipa de arqueólogos começou a cavar no convento abandonado de Santa Úrsula e, durante a escavações, encontraram uma cripta, que acreditam ter sido de Lisa Gherardini e, logo de seguida, encontraram um crânio feminino.
(…)
Durante a última semana, a equipa encontrou o esqueleto, cujo os ossos serão submetidos a testes, para determinar se correspondem ou não ao crânio encontrado no ano passado. O arqueólogo Silvano Vinceti, que é responsável pela escavação, explicou: «Nós não sabemos se os ossos pertencem a um único esqueleto ou mais do que um. Esta descoberta confirma a hipótese de existir, no convento St.Ursula, ossos humanos, e não podemos excluir que entre eles há ossos pertencentes a Lisa Gherardini».
(…)
Depois verificarem o esqueleto e crânio, os arqueólogos pretendem reconstruir o rosto da italiana Lisa Gherardini e comparar com o rosto da Mona Lisa, e talvez resolver o mistério do sorriso enigmático da pintura com mais de 500 anos.

Fonte: TVI24

Siga-nos