André Silva

André Silva, nascido no Porto em 1986, é doutorando em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde desenvolve um trabalho de investigação sobre a arquitetura militar da Época Moderna na província do Minho, sob a orientação do Professor Doutor Mário Jorge Barroca. Em 2012 participou no XXI Colóquio de História Militar organizado pela Comissão Portuguesa de História Militar com a comunicação: “A obra de Miguel de Lescole na fronteira do Minho durante a Guerra da Restauração”. Em 2010 formou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto onde foram atribuídos os prémios de mérito: Fundação Minerva, Cultura, Ensino e Investigação Científica; Porcelanosa Grupo; Enor; Porto Editora; e Clauss Porto. Desde 2011 é ainda colaborador no atelier de engenharia e arquitetura Urbiave, participando em diversos concursos públicos de arquitetura.

 

António Oliveira

Licenciado em Ciências Históricas, ramo científico, pela Universidade Portucalense; Mestre em História e Cultura Medievais, pela Universidade do Minho, com a dissertação de mestrado intitulada: “A Confraria do Serviço de Santa Maria de Guimarães (séculos XIV-XVI)”; – Doutorado em História de Arte Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação: “Clientelas e Artistas em Guimarães nos séculos XVII e XVII”.
Investigador do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade; Membro da direcção da Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património; Ligado à Formação Contínua de Professores.
Tem centrado a sua investigação no estudo da arquitectura, arte da talha e ourivesaria da região de Guimarães, nos séculos XVII e XVIII, tendo vindo a publicar vários estudos e participado em Congressos nacionais e internacionais. Além da História de Arte dedica-se à idade Média vimaranense; -Tem orientado várias visitas ao património edificado vimaranense; -De 2005 a 2009, Vice-Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães).
Docente na Escola EB 2,3 de Caldas das Taipas.

 

 

 

 

 

César Nobrega

Rádio, televisão e cinema cruzados diariamente. Anima as manhãs da Rádio Nova (98.9 fm) com o Sérgio Sousa. Faz voz off no programa da RTP – Biosfera. Pertence à equipa que organiza anualmente o Fantasporto. Com o curso de Comunicação Social da Escola Superior de Jornalismo do Porto, está actualmente a frequentar o Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho.

 

José Rosinhas

Nasceu em 1972 no Porto. Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Pós-graduação em Gestão de Património Cultural pela Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa.
Desde 2013 – Curador | Programador Cultural da DaVinci art gallery;
2012 a 2013 – Curador no projecto Encontrarte Amares 2013;
Desde 2012 – Director artístico do projecto José Rosinhas Art Gallery Wall;
2009 a 2012 – Professor e Coordenador de Curso da Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra;
2008 a 2011 – Curador | Programador Cultural da Olga Santos galeria;
2008 a 2010 – Programador Cultural da Index Livraria;
2005 a 2010 – Comissário e acompanhante das Viagens de Turismo Cultural da Fundação de Serralves;
1998 a 2009 – Monitor do Serviço Educativo da Fundação de Serralves;
1998 a 2003 – Assistente do Assessor Cultural da Fundação de Serralves, Prof. Fernando Pernes.
Participou em várias exposições colectivas e individuais, e está representado em colecções nacionais e internacionais. Foi premiado no III Concurso de Jovens nas Artes Plásticas – Francisco Wandschneider (3º Prémio em ex aequo, concedido pelo BCP).

 

Consultores

Mário Brito

Fernando Cabral