Museu de Arte Antiga promove visitas guiadas a 10 obras

598

Uma selecção de dez obras-primas da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, está a ser alvo de visitas guiadas mensais por especialistas do museu, anunciou a direcção da entidade.A primeira visita, realizada quarta-feira, incidiu sobre a obra «S. Vicente atado à Coluna», pintura emblemática de Nuno Gonçalves, que permitiu abrir o debate para os célebres Painéis de São Vicente, também dentro da colecção do museu.

Devido ao êxito de idêntica iniciativa realizada no museu no ano passado, a direcção decidiu repeti-la este ano com uma visita guiada mensal a uma obra especial da colecção do museu.

As outras obras seleccionadas foram a escultura «Virgem com o Menino», da Oficina de Mestre Pêro (segundo quartel do século XIV), a pintura «Virgem com o Menino», de Hans Memling (1485), um contador mongol, peça de mobiliário do século XVII, a pintura de Santo Agostinho por Piero della Francesca (1460) e o Pote dos Agostinhos em porcelana da China (1590).

A pintura portuguesa de autor desconhecido representando o Inferno (1510-1520), «Combate de Hércules contra os Centauros», tapeçaria criada em Bruxelas em meados do século XVI, uma pintura representando São Pedro da autoria de Francisco de Zurbarán (1633) e um relicário de D. Leonor, obra da ourivesaria portuguesa datada de 1520 são as restantes peças da colecção do museu que o público terá a oportunidade de apreciar em visita guiada.

As próximas visitas decorrerão até Novembro, na última quarta-feira de cada mês, pelas 18:00, com entrada livre.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Siga-nos