Património da Irmandade do Senhor da Cruz

O livro “Inventário do património móvel da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos” é apresentado dia 15, a partir das 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. A publicação é o resultado do trabalho de inventário efectuado, durante mais de meio ano, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos, por uma equipa liderada por Brochado de Almeida e constituída por Mário Gonçalves e João Francisco dos Santos.

No âmbito deste «levantamento exaustivo, temático e personalizado do espólio», foram identificadas duas mil 265 peças, que foram distribuídas por várias temáticas: escultura, mobiliário, têxteis, acessórios litúrgicos, cerâmica, ourivesaria, metais e material de procissão, entre outras, explica a Irmandade. De acordo com os autores da publicação, o espólio da Irmandade, «não sendo de valor patrimonial extraordinário, não deixa de ser fundamental para a história religiosa e civil de uma instituição que foi e é, desde a sua criação, um marco importante na cidade e no concelho de Barcelos». Em 2004, a Irmandade já publicou o livro “O Senhor Bom Jesus da Cruz de Barcelos: 500 anos de história”, da autoria de Joaquim Alves Vinhas.

Fonte: Agência Ecclesia