Ontem, dia em que se comemorou o Dia Internacional da Água, foi inaugurado em Coimbra, no Parque Dr. Manuel Braga, o Museu da Água. Trata-se do segundo Museu de Água do País.
Para o Presidente deste Município, Carlos Encarnação, trata-se de “uma das sementes que o Programa Polis (de requalificação das zonas ribeirinhas de algumas cidades) lançou, do ponto de vista do ambiente que, em todo o país, melhor resultado representa”.
Instalado no edifício da antiga estação elevatória de captação de água para a cidade, recuperado e ampliado para o efeito, funciona igualmente neste espaço a Provedoria do Ambiente e Qualidade de Vida Urbana da Câmara Municipal de Coimbra, bem como um Centro de Interpretação Ambiental, com informação permanenete sobre a qualidade do ar, do ruído, da água e do tráfego da cidade.
O Museu, que apresenta alguns contadores antigos, tubagens, alavancas e outros equipamentos e e objectos relacionados com o abastecimento de água, está sob a responsabilidade da Empresa Municipal Águas de Coimbra.
O Programa de animação para este Museu é ambicioso e muito interessante , contemplando exposições temporárias, actividades lúdicas e pedagógicas, muito direccionadas para as escolas, sensibilizando também a população para a temática do ambiente e da cidaddania.
Fonte: Diário de Coimbra