Ecomuseu promove mundo rural

As adegas de S. Jumil, os fornos de cal e a Lorga de Dine e o Cerro de Penhas Juntas são alguns dos elementos históricos do concelho de Vinhais que podem ser observados e conhecidos no futuro Ecomuseu.
Este espaço, situado no cume da Ciradelha (um dos pontos mais altos do município), visa dar a conhecer os pontos de interesse turístico espalhados pelo Mundo Rural, através de painéis explicativos, convidando os visitantes a deslocarem-se aos locais.
Ao todo, serão divulgados cerca de duas dezenas de sítios com alguma história e com ligações profundas às raízes do concelho, como moinhos, complexos mineiros, templos, museus tradicionais e cozinhas tradicionais de fumeiro.
A par do Centro Interpretativo do Castro da Ciradelha, também será colocada uma plataforma exterior com a localização dos elementos que constituem o Ecomuseu.

In Jornal Nordeste