Pinturas indianas no Museu Nacional de Etnologia

500

O Museu Nacional de Etnologia inaugura no próximo dia 5 de Julho, em Lisboa, uma exposição de «Pinturas Cantadas», obras criadas por mulheres de uma comunidade na Índia que viveram situações de pobreza e de violência.
“Pinturas Cantadas: arte e performance das mulheres de Naya» apresenta quase 40 obras de arte de grandes dimensões feitas em papel e tecido e com um forte sentido gráfico. Com cerca de dois metros de altura, cada pintura conta uma história, numa narrativa visual de cores fortes e cujo formato se aproxima da banda desenhada.
As autoras destas «pinturas cantadas» pertencem a uma comunidade na Índia que integra mulheres que passaram por situações de violência ou pobreza e que utilizam esta forma de arte para ultrapassar esses casos sociais e conseguir uma vida melhor, explicou Clara Oliveira.
Das 38 obras que vão estar patentes no museu, 23 foram adquiridas este ano pelo Instituto dos Museus e Conservação e as restantes pertencem a coleccionadores privados. A exposição estará patente pelo menos até ao final do ano.

Siga-nos