Museu do Sal inaugurado na Figueira da Foz

471

images1.jpg Salinas, Figueira da Foz

O Museu do Sal da Figueira da Foz foi inaugurado. Situado na margem esquerda do Mondego, junto à salina do Corredor da Cobra, inclui uma exposição permanente sobre a evolução do salgado.
A mostra é composta por cinco temas, entre eles a origem do sal na natureza partindo, a evolução histórica da produção salina em Portugal, com especial enfoque nas salinas da Figueira da Foz (no braço sul do rio Mondego e na ilha Morraceira), o ciclo de exploração e a importância das salinas no meio ambiente. Além da exposição permanente, o museu incluirá uma sala destinada a serviços educativos, que poderá servir para exposições temporárias de documentação variada ou fotografia.
No âmbito do projecto do núcleo museológico do sal, a autarquia procedeu ainda à construção de um cais de acostagem e limpeza do esteiro, canal por onde poderá circular um barco de sal que aguarda autorização de navegabilidade.
O núcleo museológico inclui ainda a Rota das Salinas — um percurso pedestre com cerca de três quilómetros de extensão, acessível a todas as idades. A rota vai permitir o contacto aspectos ligados à produção de sal e apreciar a fauna e flora do local.

Siga-nos