Apresentação do projecto SOS Azulejo

images15.jpg

O Projecto “SOS Azulejo” é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), órgão do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (ISPJCC), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica actualmente, de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria.

Resumidamente, o Projecto consiste nas seguintes acções:

· Elaboração / actualização do site www.sosazulejo.com;
· Elaboração de um spot televisivo alertando para que se não adquiram azulejos artísticos sem um comprovativo de proveniência (seguido de outros spots com outros conselhos de prevenção criminal e de conservação);
· Seminário sobre Salvaguarda do Património Azulejar;
· Elaboração de uma brochura com conselhos de prevenção criminal e de conservação para proprietários e responsáveis de imóveis com azulejos artísticos;
· Elaboração e publicação de um Manual de Conservação e Restauro de Azulejos Históricos e Artísticos para profissionais e estudantes de conservação e restauro;
· Workshops e Acções de Formação sobre conservação e restauro de azulejos históricos e artísticos, de preferência em colaboração com as Câmaras Municipais e instituições culturais de prestígio, ordem dos Arquitectos, etc;
· Exposição itinerante multimédia SOS Azulejo ;
· Encorajamento e incentivo às Câmaras Municipais para diversas acções, nomeadamente a inventariação dos seus patrimónios azulejares, criação de bancos de azulejos, participação nos workshops e acções de formação do Projecto, etc. .· Realização de diversas actividades pedagógicas, culturais e lúdicas que chamem a atenção para os problemas existentes e que promovam a salvaguarda do Património Azulejar Português, nomeadamente um Pedi-paper na Baixa Pombalina, um Concurso de fotografia, etc.

O projecto será apresentado no próximo dia 28 de Fevereiro, no Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais, em Loures.