235 Museu da Água de Coimbra

O Museu da Água de Coimbra, em funcionamento há dois anos, é o único espaço museológico português nomeado pelo European Museum Forum (EMF) para o Prémio de Melhor Museu Europeu do Ano.
O prémio anual do EMF, organização não governamental inglesa, que é atribuído desde 1977 para distinguir os museus que mais se salientam na sua criatividade e relacionamento com o público, será anunciado em Maio, na Turquia. O galardão tem por objectivo premiar novos museus, com dois ou três anos de actividade, ou museus antigos que se apresentam totalmente renovados e que se tenham salientado pela capacidade inovadora de se relacionarem com a comunidade envolvente, de preservarem as memórias e de promoverem uma missão educacional junto dos mais novos.

Em 2008, o prémio do EMF foi atribuído ao Kumu Art Museum, na Estónia, que entrou na galeria de museus europeus contemplados com aquela distinção, onde se destacam o Museu Olímpico de Lausanne ou o Guggennheim de Bilbao.