Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores, em Briteiros

Inicia-se já no próximo dia 24 de Julho, sábado, o Ciclo de Conferências de Jovens Investigadores, com organização conjunta da Sociedade Martins Sarmento e do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (FCT – UM). Este evento vai prolongar-se até Dezembro, com sessões mensais, perfazendo um total de seis sessões. Os comunicantes são jovens investigadores na área da Arqueologia e irão apresentar comunicações breves acerca de temáticas variadas, nas quais têm desenvolvido as suas investigações, desde o Paleolítico até à Idade Moderna.

O primeiro trimestre terá a seguinte calendarização:

24 de Julho de 2010, 17 horas
Salão de Chá da Citânia de Briteiros
Pré-história
Pedro Xavier – O sistema lógico-analítico. Um ensaio de aplicação às indústrias paleolíticas do Litoral do Minho. O caso de Marinho (Afife, Viana do Castelo).
Paulo Moço – A Orca da Penela, em Tondela.

13 de Agosto de 2010, 21 horas
Museu da Cultura Castreja
Proto-história
Ana Santos – A Laje da Churra no contexto das gravuras rupestres da vertente ocidental da Serra de Santa Luzia (Carreço, Viana do Castelo).
Gonçalo Cruz – Aspectos do urbanismo proto-histórico. O caso de Briteiros.
João Fonte – Arqueologia Digital da Paisagem: o contributo das Tecnologias Geo-espaciais.

17 de Setembro de 2010, 21 horas
Museu da Cultura Castreja
Época Romana I
Carla Martins – Povoamento e exploração mineira no Convento Bracarense.
Ricardo Silva – Geira – Como percorrer um caminho com dois mil anos.
David Ribeiro Mendes – A circulação monetária de Bracara Augusta: uma breve análise.

A entrada é livre, limitada à lotação dos espaços.
Citânia de Briteiros | Museu da Cultura Castreja
sms@mail.telepac.pt | www.csarmento.uminho.pt | http://pedraformosa.blogspot.com