O “Prémio de Arquitectura no Douro” é um concurso que procura distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitectura na Região Demarcada do Douro, enquanto no território de actuação da Estrutura de Missão do Douro, desenvolvidas depois da classificação do Douro Vinhateiro como Património da Humanidade (a 14 de Dezembro de 2001) e concretizadas em intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos construídos.
Com estes objectivos, o “Prémio de Arquitectura no Douro” visa ainda contribuir para estimular a excelência no ordenamento do território e na intervenção na paisagem de uma região sensível como é a Região Demarcada do Douro.
As candidaturas encontram-se abertas até 14 de Março de 2011 e a cerimónia de entrega de prémios está prevista para dia 18 de Abril de 2011 .
O “Prémio de Arquitectura no Douro 2010/2011” é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte/Estrutura de Missão do Douro em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Norte (DRC-N), o Turismo de Portugal e a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OA-SRN).