Inicio Notícias ON.2 Assina Contratos de 25 Milhões Para Projectos de Desenvolvimento Turístico da...

ON.2 Assina Contratos de 25 Milhões Para Projectos de Desenvolvimento Turístico da Região Norte na BTL, em Lisboa

A autoridade de gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) realiza, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro, no pavilhão 1 da FIL, em Lisboa, na BTL – Feira Internacional de Turismo 2011, a assinatura de sete contratos de financiamento comunitário relativos a investimentos no sector turístico regional.
Em causa estão projectos de reforço da formação especializada e de desenvolvimento e qualificação da oferta turística, num valor global de 25 milhões de Euros, comparticipados em 17 milhões pelo ON.2, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
De entre os projectos a contratualizar, o de montante mais significativo é o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que representa um investimento de 8,5 milhões de Euros na construção e equipamento de espaços dedicados ao desenvolvimento artístico naqueles âmbitos, incubação empresarial de negócios criativos, intercâmbio artístico e investigação e produção de conhecimento.
Por outro lado, serão ainda contratualizados quatro novos investimentos na “Rota do Românico”, projecto distinguido com o galardão “Norte Civitas” dos Prémios NOVO NORTE 2010. Três deles, com a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, têm por objectivos a requalificação, salvaguarda e valorização de sítios e bens em áreas envolventes ao património românico da região (espaços públicos, jardins, paisagens rurais, envolvendo também neste esforço espaços privados, como quintas, casas senhoriais, casas de turismo no espaço rural), a implementação de um sistema de certificação da Rota, enquanto produto turístico e cultural, e a defesa e promoção do património vernacular e imaterial associado ao românico do Vale do Sousa. O quarto projecto, promovido pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, visa concretizar o alargamento da “Rota do Românico” a imóveis e bens patrimoniais distintivos da arte românica nos concelhos do Baixo Tâmega, sendo gerido e executado o projecto pela VALSOUSA. No total, estes quatro projectos perfazem um investimento de aproximadamente cinco milhões de Euros.
Finalmente, o ON.2 concretizará apoios num montante de sete milhões de Euros para infra-estruturas de ensino nas áreas de hotelaria e turismo, numa aposta na promoção da qualidade da formação especializada num sector com um peso significativo e crescente na economia regional. São beneficiárias destes apoios as Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e do Porto, num esforço financeiro global que ascende a 13 milhões de Euros. Em concreto, estes investimentos visam a construção de hotéis de aplicação nestas escolas e – no caso de Lamego – a criação de um centro especializado em gastronomia e enologia.

Fonte: Norte em Rede