Prémios nacionais de arquitectura paisagista

553

A 7ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, que teve o apoio da Planbelas, premiou na Categoria de Obra:

• Sub Categoria Desenho Urbano, o Forte de Santa Catarina, nos Açores, dos Arq. Paisagistas Luis Cabral e Vasco Costa Simões, Arqt. Rui Pinto e Ana Robalo, Eng. Francisco Salpico, Nelson Capote e José Rosendo, do atelier ARPAS – Arquitectos Paisagistas Associados;

• Sub Categoria Integração de Infra-estruturas, a obra vencedora foi Recuperação Ambiental das Margens da Concha de S. Martinho do Porto, dos Arqt. Paisagistas Luis Cabral, Teresa Figueiredo Marques, Cristina Magalhães Coelho, Susana Rodrigues, Adelaide Sousa, Ana Lemos e Elisabete Teixeira, do Geólogo Pedro Bettencourt Correia e do Eng. Francisco Salpico, do atelier ARPAS – Arquitectos Paisagistas Associados;

• Sub Categoria Integração de Jardins Privados a obra vencedora foi o Jardim da Comporta, na Herdade da Comporta, da Arqt.ª Paisagista Teresa Barão, do atelier de Arquitectura Paisagista TOPIARIS.

• Sub Categoria Parques e Jardins de Uso Público o vencedor foi o Parque Urbano da Quinta da Granja – 1ª Fase, em Lisboa, dos Arqt. Paisagistas Maria José Fundevila e Rui Pires, da Câmara Municipal de Lisboa.

Na Categoria de Projecto, as Sub Categorias premiadas foram:

• Sub Categoria Integração de Infra-estruturas, atribuído prémio ao projecto de integração do Interceptor do Tâmega, da autoria de Laura Roldão e Costa e Raquel Frias, do Atelier Laura Roldão e Costa – Arquitectura Paisagista.

• Sub Categoria Integração de Jardins Privados foi premiado o projecto Colégio Pedro Arrupe, da autoria de Jorge Oom de Sousa do Atelier Jardins do Paço, Arquitectura Paisagista.
• Sub Categoria Parques e Jardins de Uso Público, atribuído o prémio ao projecto Parque de Santa Cruz – S. Brás, da autoria de Laura Roldão e Costa e Raquel Frias, do atelier Laura Roldão e Costa – Arquitectura Paisagista.

A 8º edição do Prémio Jornal Arquitecturas/Vibeiras Jovem Arquitecto Paisagista, premiou:
Na Categoria Estudantes:

• Cláudia Oliveira Fernandes, Ana Estefânia Machado de Almeida, Ana Reis Loureiro, Ângela Torres da Silva Fonseca, Romeu Gilberto Ferreira Lima, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com o trabalho Parque de Maninhos, na Maia.

Na Categoria Jovens Profissionais:
• Iuri Chagas, com o trabalho Parque Ribeirinho de Santa Bárbara de Nexe, no Algarve.

Foi ainda atribuída ainda uma Menção Honrosa a Rodrigo Rodrigues, Eliete de Pinho Araujo e Pedro Ernesto Honorato (Brasil) com o trabalho Plaza de Las Artes, em Brasília.

A Cerimónia de Entrega de Prémios de Arquitectura Paisagista contou também com o Prémio Personalidade da Arquitectura Paisagista, distinção conferida à Arqt.ª Paisagista Teresa Portela Marques, cuja tese de doutoramento conferiu notabilidade entre o júri pelos seus conteúdos de investigação e inovação, pelo seu rigor e ainda pela capacidade de mobilização de fontes de informação iconográfica.


Siga-nos