ESCOLA PROFISSIONAL DE ARQUEOLOGIA: CURSO DE ASSISTENTE DE ARQUEÓLOGO / CURSO DE ASSISTENTE DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO

A Escola Profissional de Arqueologia, criada em 1990 por iniciativa do Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, está instalada na área Arqueológica do Freixo, no Marco de Canaveses, um espaço classificado como Monumento Nacional desde 1986. Instituição de referência no domínio do Ensino na área do Património Cultural, única no panorama nacional, a Escola Profissional de Arqueologia destacou-se, desde sempre, pela formação em contexto de trabalho, desenvolvida em parceria com inúmeras instituições, públicas e privadas, nomeadamente, empresas e autarquias. A componente prática, associada à componente lectiva, garantidas por um corpo docente pluridisciplinar e especializado, constituem garantias de um ensino de qualidade e especificamente orientado para a inserção no mundo do trabalho.

Com laboratórios, salas de informática, biblioteca e centro de recursos, a Escola Profissional de Arqueologia tem por objectivo desenvolver nos seus alunos, futuros profissionais na área da Arqueologia, Conservação, Museografia, competências profissionais que lhes permita dar resposta às exigências no domínio do Património Cultural.

OS CURSOS
A Escola Profissional de Arqueologia promove curso profissionais, com a duração de 3 anos, destinados a jovens que tenham o 9º ano de escolaridade. Conferem um certificado de qualificação profissional de nível IV, permitindo o ingresso no mundo do trabalho como técnico intermédio, a par da equivalência ao 12º ano de escolaridade, que possibilita o acesso ao ensino superior.
No próximo ano lectivo, a Escola Profissional de Arqueologia promove os seguintes cursos:
Curso de Assistente de Arqueólogo: profissional qualificado que, sob orientação directa do arqueólogo, está apto a executar tarefas no domínio da investigação, registo, análise e conservação de sítios e materiais arqueológicos. Exerce a sua actividade m empresas privadas e nas carreiras da Função Pública, ligados a instituições públicas, Museus, Câmara Municipais, Parques Arqueológicos.
Curso de Assistente de Conservação e Restauro: profissional qualificado que, sob orientação directa de um técnico superior da área, está apto a aplicar as técnicas relativas à conservação preventiva e curativa, bem como o restauro do património cultural móvel ou integrado. Exerce as suas funções em empresas privadas, instituições públicas, Museus, Bibliotecas, Parques Arqueológicos, Laboratórios, Monumentos e Sítios.

MAIS INFORMAÇÕES:
Para informações mais detalhadas sobre a oferta formativa da Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, por favor, contacte:
www.epa.pt
divulgacao@epa.pt