Especialistas destacam valor único de Códice desaparecido

382

Especialistas destacaram  o valor histórico do Códice Calixtino, o livro do século XII desaparecido da Catedral de Santiago de Compostela, e que é considerado uma das jóias do património cultural da Galiza.
Carlos Villanueva, catedrático da Universidade de Santiago de Compostela e estudioso destas obras afirmou que o livro é de um valor “imenso”, difícil de estabelecer caso a obra fosse leiloada. Villanueva considera que o livro é possivelmente o original (ou pelo menos o melhor dos exemplares) do Codex Calixtinus, o primeiro guia do Caminho de Santiago, que foi encarregado pelo papa Calixto II ao sacerdote francês Aymeric Picaud.
Descreve pela primeira vez os detalhes de várias das rotas do Caminho, com informação sobre alojamento, zonas a visitar e património e objectos de arte que podem ser conhecidos. Um relato que, nove séculos depois, continua ainda hoje a ser citado e ainda serve de referência para alguns dos locais percorridos pelos peregrinos.
Conhecido também como o Liber Sancti Jacobi, foi realizado em honra do apóstolo Tiago, detalhando-se a vida, o martírio e a veneração da figura que tem em Compostela o seu maior culto.

Fonte: DN

Siga-nos