O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai assinar a requalificação da envolvente sul do castelo de Montemor-o-Velho, conforme acordo celebrado hoje com aquela autarquia, uma estreia em projetos de áreas adstritas a castelos nacionais.
O projeto prevê a recuperação da igreja de Santa Maria Madalena e da capela de Santo António, bem como iluminação e ajardinamento de espaços do castelo, concretamente do passeio entre duas portas da muralha virada para o centro histórico de Montemor-o-Velho.
Na cerimónia de assinatura do contrato com vista à elaboração do projeto, o autarca de Montemor-o-Velho, Luís Leal, destacou a “estratégia” da autarquia na recuperação de espaços históricos da vila como o castelo e o leito antigo do rio Mondego.
A escolha do gabinete de Siza Vieira, no âmbito de um concurso de ideias promovido pelo município, foi igualmente destacada pelo autarca: “De certeza que a cereja no topo do bolo que é tudo isto é o senhor que a vai trazer e a vai dar”, disse, dirigindo-se ao arquiteto.
Fonte: RTP